Modelaço e a Sustentabilidade

No post de hoje, falamos sobre a sustentabilidade e tudo o que temos feito para andar lado a lado com o meio ambiente!

Página inicial > Sem categoria > Modelaço e a Sustentabilidade

  1. Placas de Energia Solar
  2. Responsabilização com o meio ambiente
  3. Economia
  4. Energia Compartilhada
  5. Valorização do imóvel
  6. Venezianas Industriais
  7. Telhas translúcidas em Policarbonato
  8. Telhas Termoacústicas (sanduíches)
  9. Fechamento em MultiWall (Policarbonato)
  10. Separação de Sucatas para reciclagem

Sustentabilidade é a ideia de usufruir da natureza para atender as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Dessa forma, é necessário a preservação do meio ambiente para garantir sua existência nas próximas gerações, a fim de que elas façam o mesmo processo sustentável.

A Modelaço se preocupa com o meio ambiente e vem cada vez mais investindo em projetos sustentáveis. Veja abaixo as diversas soluções aplicadas pela empresa:

1. Placas de Energia Solar

Cerca de 90% de toda nossa energia é gerada através das placas de energia solar! Listamos abaixo, os principais benefícios dessa ação:

2. Responsabilização com o meio ambiente

Diferente dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa pelo fato de não produzir resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Além disso, ela é considerada sustentável por ser gerada a um processo 100% natural, que se repõe todos os dias com a emissão de raios solares.

Os sistemas fotovoltaicos não impactam negativamente a natureza, diferente das hidrelétricas que necessitam inundar áreas quilométricas e por isso destroem o ecossistema de um lugar, deixando famílias desabrigadas e acabando com várias cidades e lugarejos.

3. Economia

Com a utilização de energia solar, é possível diminuir entre 50% a 95% do valor da conta de luz mensalmente. Sendo importante ressaltar que o sistema instalado de forma adequada, dura em até 25 anos. Por este fato, o custo da instalação dos equipamentos se paga em um prazo relativamente curto, podendo ser menos de seis anos em regiões com maior incidência solar. Lembrando que é possível trocar a energia excedente da sua unidade fotovoltaica, por créditos com a concessionária de energia da sua região.

4. Energia Compartilhada

No ano de 2015, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a geração compartilhada de energia. Traduzindo, isso possibilita que dois ou mais consumidores se unam para dividir os gastos e a energia gerada por um único sistema fotovoltaico.

Para melhor o entendimento, pense que você tem vontade em instalar um sistema fotovoltaico, mas em seu lote não há espaço suficiente. A solução para isso é formar um consórcio junto com seus vizinhos para a instalação de um sistema. Sendo assim, a produção de energia solar estará centralizada em apenas um local, que irá fornecer eletricidade para as casas de todos membros do consórcio.

5. Valorização do imóvel

Aplicar capital em energia solar, é um ótimo investimento para o seu imóvel! Isso porque, ele será mais eficiente em termos energéticos, econômicos e sustentáveis.

Podemos exemplificar isso, por um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, que foi financiado pelo Departamento de Energia dos EUA. Ele demonstra que as residências que possuem sistema fotovoltaico, têm valorização de 3% até 6% em seu valor de mercado.

6. Venezianas Industriais

Todos os galpões da Modelaço são constituídos com as Venezianas Industriais Sustentáveis. Elas trazem diversas vantagens ao ambiente da indústria, que valem a pena ser considerados. São elas:

  • Iluminação natural superior a outros materiais opacos, como PVC ou fibra de vidro;
  • Permite a ventilação no ambiente;
  • Economia de até 75% de energia elétrica;
  • Mantém a cor natural ao longo dos anos (não amarelam);
  • Não é quebradiça;
  • Não gera ruídos;
  • Permite a troca de ar através da ventilação natural do ambiente;
  • Pode ser aplicada em qualquer dimensão;
  • Opção de ser aplicada a tela mosquiteira, para evitar a entrada de insetos e pássaros de pequeno porte.
  • Melhora a qualidade de vida dos colaboradores, devido a ventilação natural;
  • Valorização do imóvel;
  • Aumento da Oxigenação do ambiente;

Quer saber mais sobre os benefícios das Venezianas Industriais? Clique aqui e fique por dentro do assunto!

7. Telhas Termoacústicas (sanduíches)

Boa parte dos nossos galpões, são cobertos por telhas sanduíches.

Na hora de definir as especificações técnicas e práticas de um projeto de construção, especialmente se esta for sustentável, um dos quesitos mais relevantes é a cobertura e o telhado das edificações. Isso porque envolvem questões de temperatura e bem-estar, sem contar que a matéria-prima com a qual são fabricados pode ser fator decisivo para a saúde financeira, humana e ambiental (ou mesmo a falta dela). Nesse sentido, as telhas termoacústicas são ótimos recursos.

Considerada uma telha metálica e um dos tipos mais completos de telhas galvanizadas, a telha termoacústica tem sido reconhecida no mercado como mais uma opção interessante a projetos arquitetônicos baseados em sustentabilidade ou os cada vez mais populares green buildings. Sua estrutura é composta por duas chapas de aço galvanizado, aço inox, galvalume ou alumínio, preenchidas por diferentes tipos de materiais isolantes, característica que também concede às telhas termoacústicas a denominação de telhas sanduíche.

Clique aqui, e saiba mais sobre essa solução!

8. Separação de Sucatas para reciclagem

Em nossas duas unidades, é feito a separação de sucatas para reciclagem. Além disso, reciclamos também os consumíveis usados no processo de corte a plasma e a borra de aço que fica acumulado na grade, durante o corte CNC.

Os metais possuem uma grande durabilidade e resistência mecânica e são utilizados para a fabricação de inúmeros itens, como latas, móveis, equipamentos, peças automotivas, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, fios elétricos, eletrônicos, etc. Os metais são classificados em 2 grandes grupos, de acordo com a sua composição: ferrosos (basicamente ferro e aço) e não ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, níquel, zinco).

A reciclagem desses metais é uma atividade muito eficiente, pois eles podem ser reciclados diversas vezes. Fora isso, o metal reciclado mantém praticamente todas as propriedades do metal comum.

A maioria dos consumidores brasileiros, preferem comprar de empresas sustentáveis!

Uma indústria sustentável, além de ser ambientalmente correta, é também um ponto positivo para a competitividade da instituição. Esse segundo benefício é comprovado pela pesquisa realizada pela Union + Webster que aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Segundo Augusto Machado, pesquisador no Observatório do Sistema Fiep, a sustentabilidade no meio industrial busca maximizar o desenvolvimento econômico e bem-estar humano, enquanto minimiza impactos negativos sobre meio ambiente e a sociedade. “Os gestores industriais têm percebido que, para seus negócios perdurarem, é fundamental gerenciar os recursos de toda a sua cadeia produtiva, além de atuar de maneira transparente e responsável, gerando maior competitividade e diferenciação no mercado”, comenta.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/maioria-dos-consumidores-brasileiros-preferem-comprar-de-empresas-sustentaveis#.XwptyChKjIU

Publicado em Sem categoria com as tags: 

Picture of Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente